CONTRIBUA COM O MOVIMENTO!

Valor para contribuição

CONTRIBUA COM O MOVIMENTO!

Valor para contribuição

Sinagoga sem Fronteiras

O Movimento Sinagoga Sem Fronteiras foi idealizado e fundado pelo Rabino Ventura.

Já contando com mais de 1.000 membros e mais de 100.000 vinculadas nas redes sociais, a SSF é uma organização não governamental, com programa especial e pioneiro de resgate, acolhimento, formação judaica, orientação, estudos e amparo religioso dos Bnei Anussim.

Os Bnei Anussim, são brasileiros, descendentes de judeus que foram perseguidos durante a Inquisição e obrigados a se converter à fé cristã, passando a serem denominados como “Cristãos Novos”.

Entretanto, apesar de publicamente terem adotado o catolicismo, a maior parte desses indivíduos manteve parte de sua fé/tradições judaicas, às transmitindo, de forma (muitas vezes) velada, para as gerações posteriores.

Pesquisadores e historiadores especializados no tema estimam que que entre 40 e 50 milhões de brasileiros sejam Bnei Anussim, sendo certo, também, que grande parte manteve tradições e costumes judaicos em suas vidas.

Ocorre que, com o passar do tempo, muitas dessas pessoas passaram a identificar sua ligação com o povo judeu e quiseram se reconectar a suas origens. Alguns deles desejam apenas conhecer sobre o povo judeu, sua fé e suas tradições milenares, enquanto uma relevante parcela possui o desejo e o propósito de retornarem a seu povo.

Entretanto, devido à ignorância sobre o tema, bem como à resistência obsoleta e segregacionista de parte das antigas lideranças, esses indivíduos encontraram enormes barreiras e dificuldades, seja em sua busca por conhecimento, seja no seu efetivo retorno/conversão à religião judaica.

Desse modo, milhões de pessoas foram totalmente negligenciadas e impedidas de ingressar como membros da comunidade, não encontrando qualquer tipo de orientação, suporte ou apoio.

Por outro lado, o povo judeu enfrenta atualmente a maior crise de antissemitismo da história, desde a época do Holocausto Nazista.

A crescente onda do fundamentalismo Islâmico proselitista, que angaria cada dia mais seguidores, associado à deturpação da ideologia comunista por diversos grupos políticos, fornece o combustível necessário para o aumento acentuado do ódio aos judeus, deixando a comunidade judaica acuada e paralisada.

Somando-se a tal cenário, o povo judeu, no Brasil, ainda encara um forte decréscimo populacional/demográfico, na medida que, tendo cada dia menos filhos, se casando com pessoas de outras culturas/religiões, bem como pela assimilação crescente, passaram a representar uma parcela ínfima, e quase irrelevante, da população nacional.

Tal circunstância, conduziu a uma perda substancial de força política e social, fator que propiciou e criou as condições adequadas a ampliação das perseguições, ataques à comunidade e seus integrantes.

 

ENTRE EM CONTATO

Quer ser um membro Sinagoga Sem Fronteiras

Fale conosco através do WhatsApp. 

11 93006-9900