Obras completas sobre a origem judaica brasileira

Como o Criador se revela

Criação

A primeira manifestação divina em nossa existência se dá por meio da sua obra, o universo, que abrange inúmeras realidades, desde a quântica e a subatômica até a vastidão das galáxias e do espaço sideral, passando pelos seres viventes, pelos vegetais e minerais. E é justamente por isso que uma das formas mais efetivas de conexão com Adonai se dá por meio da contemplação de sua obra e estudos sobre a sua complexidade e maravilhas.

História

Formada por inúmeros elos de causa e consequência, tanto a história coletiva, envolvendo comunidades e nações, quanto as particulares e individuais, contém em si a manifestação divina, que se materializa por meio da intervenção do Criador, as vezes explícita, através de milagres evidentes e outras vezes encoberta pela aparente casualidade.

Fonte de informações a respeito da justiça divina e de sua bondade, a meditação a respeito da história é um excelente caminho para se perceber a presença do Eterno e de sua justiça e amor.

Os valores éticos universais

Os valores éticos universais, assim como as capacidades cognitivas, que envolvem desenvolvimento intelectual, compaixão, bondade e justiça, gravados na maioria das mentes e corações dos seres humanos como referências positivas, são considerados, na cultura espiritual judaica, revelações da ‘mente’ divina e isso porque tais características seriam parte dos componentes originais humanos, criados ‘a semelhança de Deus’.

Isso significa que quanto mais a pessoa desenvolve e vivencia estas virtudes, cognitivas, emocionais e atitudinais, mais revelará em si a divindade, conectando-se deste modo ao Criador.

A Torá e os Profetas

Além das revelações ocorrentes no cotidiano, a tradição judaica nos traz relatos sobre revelações divinas diretas, tanto no âmbito coletivo, como no caso do Monte Sinai, quanto no particular, como aconteceu com os patriarcas de Israel, Moises e os demais profetas.

Estas revelações são muito importantes a medida em que servem para nos revelar, não somente questões éticas, que poderiam ser compreendidas por meio da razão, mas também exigências comunitárias que superam a ética, assim como rituais cujo propósito é o fortalecimento da consciência e o condicionamento do indivíduo e do grupo para uma vida pautada nas virtudes e na fé.