Obras completas sobre a origem judaica brasileira

Qual o propósito da criação?

O propósito da criação

Sendo o Criador completo, autosuficiente e, portanto, sem necessidades, o propósito da criação do mundo não pode ter relação com alguma suposta vontade, dele originada. Haja vista que isso envolveria carência naquele que é perfeitamente pleno e que, portanto, de NADA CARECE. 

Conforme a filosofia judaica, baseada na razão e nas escrituras sagradas, a criação teria surgido como resultado da natureza criadora do Ser Supremo que aliada a bondade dela emanada, teriam resultado na criação do universo e de seu sujeito central, o ser humano. 

Já o propósito da criação do homem estaria relacionado com a oportunidade de evolução que este teria ao participar de uma experiência na qual a sua essência, a alma, pudesse galgar níveis espirituais muito mais elevados, caso superasse os desafios inerentes à existência material.

Através do bom uso do livre arbítrio, em uma realidade criada de modo propositalmente “falho”, o ser humano poderia vivenciar, através da contribuição para com o próximo, os atributos do amor, do acolhimento, da justiça, do ensino, da gratidão e etc. Assim, além de realizar as virtudes latentes em sua alma, o homem poderia experimentar a condição de criador e de amparador, inspirado no exemplo de Deus. 

RabinoVentura